/O Doutor Jonas Nunes
O Doutor Jonas Nunes 2019-10-22T08:54:07+00:00

Prof. Dr. Jonas Nunes, DMD, MSc, PhD, EurPhD

Português, nascido em 13-02-1980 no Reino Unido, é um reconhecido especialista mundial em halitose. Clínico, investigador, autor e ativista, dedica-se exclusivamente ao estudo, diagnóstico e tratamiento das alterações do hálito humano.

Detentor de mais de dez títulos universitários, que incluem um doutoramento cum laude em halitose (com o grau maior de Menção Europeia atribuída por um juri de autoridades internacionais), três mestrados universitários e quatro títulos de expert universitário, entre outros. Foi palestrante em seminários e conferências sobre halitose nos vários pontos do globo, como nos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, Israel, Cuba, Brasil, entre outros.

dr-jonas-nunes-halito-4

Entre vários reconhecimentos obtidos como resultado da sua labor científica, recebeu en 2013 o Prémio Extraordinário de Doutoramento (US) competindo contra mais de 1200 teses de investigação. Liderou o desenvolvimento do Halitosis Clinical Protocol Arthyaga®, para o diagnóstico das causas da halitose, e cuja taxa de êxito é superior a 97%, ratificado por autoridades académicas europeias, incluindo procedentes do Reino Unido e de Itália.

Dr Jonas Nunes - cromatografia de gases

Fundou o Instituto del Aliento-Breath Research, com sede em Barcelona, e ocupa o cargo de diretor da Unidade Hospitalar de Halitose, pioneira a nivel europeu, no Centro Médico Teknon de Barcelona. Composta por uma equipa médica multidisciplinar, está dotada dos narizes electrónicos mais avançados, aparelhos de biosniffing e cromatógrafos gasosos associados com a espectrometria de massa, para o estudo dos gases do hálito nos casos mais complexos.

“Frequentemente o paciente enfrenta-se a uma desinformação generalizada sobre as causas e os tratamientos e­ficazes.”

 O seu trabalho clínico é dedicado anualmente a milhares de pacientes, nacionais e internacionais, que padecem as halitoses mais complexas, referenciados por profissionais médicos desde várias partes do mundo. Fundou e co-dirige unidades especializadas en centros médicos e hospitalares em Londres, Paris, Milão, Roma e Madrid, aonde se desloca regularmente.

dr-jonas-nunes-halito

De modo a poder dar resposta aos pedidos de ajuda de outros continentes, criou com a sua equipa um departamento de e-Health/Telemedicina: a Consulta Internacional de Halitose. Até à data, prestou ajuda a milhares de médicos e pacientes de mais de 100 países. Expressa-se em seis idiomas.

Ativista, consciente da importância de consciencializar sobre a halitose como uma doença esquecida, organizou conferências com professionais de saúde e directores de faculdades médicas. Tem sido usado como referência para os meios de comunicação nacionais e internacionais, tais como, na Península Ibérica, El País, El Mundo, ABC, La Razón, TVE, RTP, SIC, TVI, Expresso, o Radio Nacional de España, entre outros. O impacto da sua dedicação a nível internacional mereceu a escolha de personalidade de destaque no ano 2015 em La Contra, uma das secções mais importantes do diário La Vanguardia.

.

Por insistência de muitos dos pacientes tratados, escreve a obra dedicada ao hálito humano “How to look after your breath – the definitive guide”. Traduzido em 6 idiomas, hoje é um top-seller internacional de ventas. Em português, é autor d’O Mundo do Hálito a Descoberto, Ed. Gradiva.

“O mau hálito pode e deve ser abordado, diagnosticado e tratado. Aqueles que padecem mau hálito não devem render-se ante a patología, senão buscar tratamento especializado.”

Perguntas frequentes

Instituto do Hálito 2017.