Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes respondidas pelo Dr. Jonas Nunes

O que causa o mau hálito ou halitose em bebés ou crianças?

A halitose infantil é muito frequente e, cada vez mais, somos procurados por pais preocupados que trazem as crianças à consulta com receio de que o mau hálito seja um sinal de uma doença grave ou porque os filhos estão a ser vítimas de troça por parte de outras crianças na escola.

É de salientar que as crianças possuem uma maior proporção de casos de halitose de origem otorrinolaringológica, como a hipertrofia dos adenoides, infeções amigdalinas, fenómenos de obstrução nasal, etc.. Já tivemos a oportunidade de diagnosticar vários casos de ocorrência de um corpo estranho (por exemplo uma ponta de lápis no nariz). Isto sucede sobretudo em bebés. Outros centros clínicos também reportaram o mesmo.

Porém, um bebé ou uma criança pode possuir praticamente todas as causas de halitose de um paciente adulto. Se a causa não é evidente para os pais (ex.: não é caso de má higiene, etc.), recomendo que seja procurada uma consulta especializada e que sejam solicitadas provas de diagnóstico para averiguar a causa (já que o mau hálito pode ser um sinal de uma doença subjacente) de forma a poder tratar-se de seguida.

Dr. Jonas NunesProf. Dr. Jonas Nunes
Doutor e investigador em Halitose