Loading...
//Os compostos de mau odor
Os compostos de mau odor 2017-12-25T23:59:08+00:00

Os compostos de mau odor

A percepção olfactiva (ou sentido do cheiro) é originada através de substâncias químicas dispersas no ar, com capacidade para estimular as células receptoras do bulbo olfactivo. Estas substâncias, de diferentes composições e estruturas físico-químicas, têm duas propriedades em comum: volatilidade e solubilidade. Não existe, no entanto, uma equação química que permita determinar se uma substância tem odor agradável ou desagradável.

Os médicos antigos acreditavam que as alterações do hálito podiam estar associadas a algumas doenças, e tentavam reconhecê-las através do odor específico no ar expirado do paciente. A moderna análise do hálito apenas começou na década de 70 (séc. XX), quando Linus Pauling (laureado com o Nobel da Química) detectou, embora sem identificar, mais de 200 compostos orgânicos voláteis (COVs), separando-os por técnicas de cromatografia gasosa. Foi pela primeira vez demonstrado que o hálito humano considerado normal é um gás com uma composição complexa.

Os três mil compostos do hálito humano.

Actualmente, existem instrumentos analíticos mais modernos que permitem a identificação e medição dos vários compostos exalados. No entanto, são poucos os testes usados de forma rotineira. Os mais conhecidos são as provas que identificam a presença da bactéria Helicobacter pylori, a determinação da concentração de etanol e acetaldeído (testes de alcoolemia), e a detecção do óxido nítrico na asma. Uma área que está a gerar um grande interesse por parte da comunidade científica é o diagnóstico precoce de cancro do pulmão.

Nos últimos 30 anos, diversos compostos têm sido identificados, e constatou-se que a maioria das amostras de ar exalado, oriundos de uma mesma pessoa, apresenta mais de 200 COVs. Alguns factores podem afectar a composição do hálito humano, como a condição física, diversas patologias, o estado de saúde geral, a ingestão de alimentos e medicamentos, factores ambientais e estilos de vida. Até à data, mais de 3.000 compostos diferentes foram detectados no hálito de diferentes pessoas. É de assinalar que a International Association for Breath Research (IABR), da qual o Instituto do Hálito é membro, tem em curso uma base de dados, permanentemente actualizada, contendo todas as substâncias voláteis de origem humana e animal descobertas nos diferentes centros de análise do globo.

Os compostos volatéis.

Os compostos voláteis presentes no ar expirado podem ser divididos em três grupos principais:

Anterior
Próxima

Conceito

Falamos da halitose sem complexos, para que melhor compreenda a terminologia que usam os académicos.

1. O que é a halitose?
2. Consequências psicológicas e sociais
3. O mau hálito ao longo dos tempos

Causas

Descubrimos as mais de 80 causas que podem provocar halitose, segundo os estudos e investigações internacionais mais recentes.

1. Os compostos de mau odor
2. Patologias associadas
2.1 Origem na boca
2.2 Origem no aparelho respiratório
2.3 Origem no tubo digestivo
2.4 Origem sistémica, nutrição e hábitos
2.5 Origem neuropsicológica

Diagnóstico

Identificamos os métodos clínicos mais eficazes para estabelecer um diagnóstico preciso sobre a origem da halitose ou mau hálito e, posteriormente, realizar o tratamento mais adequado.

1. Métodos de diagnóstico
1.1 Auto-percepção
1.2 Provas organolépticas olfactivas
1.3 Medição dos gases do hálito
1.4 Provas laboratoriais
2. Impacto na qualidade de vida
3. Sinais e factores associados