Loading...
//O que causa o mau hálito ou halitose nos bebés e/ou crianças?
O que causa o mau hálito ou halitose nos bebés e/ou crianças? 2017-11-17T09:45:14+00:00

doutor-jonas-nunes-alito

As 13 perguntas mais frequentes sobre o mau hálito.

O Dr. Jonas Nunes, diretor do Instituto do Hálito e da Unidade Hospitalar de Halitose do Centro Teknon em Barcelona, responde às perguntas mais frequentes sobre o hálito humano.

06. O que causa o mau hálito ou halitose nos bebés e/ou crianças?

A halitose infantil é algo frequente e, cada vez mais, somos procurados pelos pais preocupados que trazem as crianças à consulta com receio de que o mau hálito possa ser um sinal de uma doença grave ou porque os filhos são vítimas de troça por parte de outras crianças.

“As crianças possuem uma maior proporção de casos de halitose de origem otorrinolaringológica”.

É de salientar que as crianças possuem uma maior proporção de casos de halitose de origem otorrinolaringológica, como a hipertrofia dos adenoides, infeções amigdalinas, fenómenos de obstrução nasal, entre outros. Já tivemos a oportunidade de diagnosticar e tratar vários casos de ocorrência de um corpo estranho (por exemplo uma ponta de lápis no nariz). Isto ocorre sobretudo nos bebés. Centros clínicos de outras partes do mundo também reportaram o mesmo.

Porém, um bebé ou uma criança pode possuir praticamente as mesmas causas de halitose de um paciente adulto. Se a causa não é evidente para os pais recomendo que procure uma consulta especializada e que sejam solicitadas provas de diagnóstico como a cromatografia de gases (já que o mau hálito pode ser um sinal de uma doença subjacente) de forma a poder solucionar o problema.

Pergunta anterior
 
Próxima pergunta

Conheça o seu hálito.

Sabia que pode estar a padecer de mau hálito sem dar-se conta? Muitas pessoas sofrem de halitose ou mau hálito de forma habitual, independentemente do género, da idade ou da classe social. Além disso, a halitose pode provocar efeitos profundos na autoestima, chegando a converter-se num fator de discriminação e exclusão social.

Para ficar sem dúvidas, propomos que realize os nossos questionários on-line e conheça o resultado de forma imediata.