Loading...
//Que remédios caseiros ou soluções naturais existem atualmente para combater a halitose?
Que remédios caseiros ou soluções naturais existem atualmente para combater a halitose? 2017-11-17T10:39:51+00:00

As 13 perguntas mais frequentes sobre o mau hálito.

doutor-jonas-nunes-alito

O Dr. Jonas Nunes, diretor do Instituto do Hálito e da Unidade Hospitalar de Halitose do Centro Teknon em Barcelona, responde às perguntas mais frequentes sobre o hálito humano.

12. Que remédios caseiros ou soluções naturais existem atualmente para combater a halitose?

Aqui no Instituto, em certos casos recorremos a soluções naturais, como é o caso da ameixa japonesa umeboshi – um estimulante salivar com provas dadas. Tenho sempre algumas reservas em falar deste tema, pois apercebo-me que, depois de ser ouvido, certas pessoas começam a comprar esses produtos, com a expectativa que isso lhes irá solucionar o problema de hálito, sem ter antes um diagnóstico da causa.

Algumas comidas podem melhorar transitoriamente o estado do hálito. Este fenómeno pode acontecer através de 2 mecanismos principais: o potencial efeito antimicrobiano ou a captura/neutralização dos compostos de mau odor.

Sobre o efeito antimicrobiano, já foi demostrado, por exemplo, que alguns chás possuem antimicrobianos naturais com alguma capacidade para eliminar bactérias orais (os mais estudados foram o chá verde e o ginseng vermelho da Coreia).

Recordo um estudo israelita recente que também encontrou algumas sustâncias inibidoras de bactérias no café (porém, devido a outras sustâncias também presentes no café, o saldo global da ingestão de café geralmente é negativo, sobretudo pela desidratação e alteração do sabor que este provoca.

“Se uma pessoa não sabe qual é a causa, primeiramente deve obter o diagnóstico e só depois planear o tratamento ou agentes terapêuticos a utilizar”.

Existem outros alimentos que possuem certas sustâncias (especialmente polifenóis, e certas enzimas como as polifenoloxidases e as peroxidases) com alguma capacidade para neutralizar compostos de enxofre. Os alimentos que possuem estas sustâncias são alguns tipos de cogumelos, o chá verde, algumas frutas (a maçã, a ameixa, o kiwi, o caqui, o mirtilo), algumas ervas como a salsa e o manjericão, e alguns vegetais como a alface, os espargos, o inhame e a beringela. Existem outros alimentos referidos em fontes não científicas. Porém, o efeito destes alimentos ou remédios naturais acaba por durar algumas horas apenas.

Por exemplo, o chá verde pode melhorar transitoriamente o problema de halitose em alguns casos em que a origem é intra-oral mas no caso da maioria das patologias causadoras de halitose não existe um remédio caseiro ou terapêutica natural (sobretudo se nos referimos às extra-orais).

Não se deve permitir que a ansiedade domine a razão. O seguinte princípio deve prevalecer: se uma pessoa não sabe qual é a causa, primeiramente deve obter o diagnóstico e só depois planear o tratamento ou agentes terapêuticos a utilizar, e não tratar-se às cegas fundamentando-se em testemunhos de terceiros na internet (que poderão ter tido uma causa de halitose distinta) ou em promessas fantasiosas dos chamados produtos milagrosos.

É preciso ter em conta que a maioria das pessoas que padecem de mau hálito já gastou muito tempo e dinheiro na procura de soluções e está cansada de tentativas frustradas ou terapêuticas não eficazes. A boa notícia é que felizmente a ciência já evoluiu e, nos dias de hoje, uma pessoa pode ter apoio no diagnóstico da causa se assim o desejar.

Pergunta anterior
 
Próxima pergunta

Conheça o seu hálito.

Sabia que pode estar a padecer de mau hálito sem dar-se conta? Muitas pessoas sofrem de halitose ou mau hálito de forma habitual, independentemente do género, da idade ou da classe social. Além disso, a halitose pode provocar efeitos profundos na autoestima, chegando a converter-se num fator de discriminação e exclusão social.

Para ficar sem dúvidas, propomos que realize os nossos questionários on-line e conheça o resultado de forma imediata.