Loading...
//Causas da halitose ou mau hálito
Causas da halitose ou mau hálito 2017-12-26T11:22:33+00:00

Causas da halitose ou mau hálito

O último relatório publicado pelo Instituto do Hálito indicou que a maioria dos pacientes (60%) que procuram tratamento nos centros clínicos da rede na Península Ibérica possui halitose com origem oral. No entanto, a proporção de halitose com esta origem tem diminuído nos últimos anos. Algumas explicações possíveis são a crescente sensibilização por parte da população para uma maior higiene oral, e o acesso mais facilitado para o estabelecimento do diagnóstico.

As causas extra-orais (aparelho respiratório, tubo digestivo, sistémico) são responsáveis por cerca de 17% dos casos diagnosticados pelo Instituto do Hálito. Estas causas são de diagnóstico mais complexo e requerem geralmente uma tecnologia mais avançada, sendo mais perceptíveis de detectar numa consulta especializada de halitose.

Nos restantes 23% dos pacientes que procuram os serviços do Instituto do Hálito não é diagnosticada halitose. Certas condições como a diminuição da secreção salivar, problemas digestivos, stress/ansiedade, embora em alguns casos originem halitose verdadeira, podem criar sensações gustativas que são percebidas como sensações olfactivas. Nestes casos, os pacientes têm auto-percepção de halitose quando na verdade não existem COVs ou CSVs acima do normal (pseudohalitose). Também é cada vez mais frequente as pessoas recorrerem à consulta especializada de halitose apenas para fazer um check-up e receber orientações preventivas. Esta situação deve-se sobretudo à consciência do impacto negativo que a halitose pode ter nas suas vida pessoais e profissionais (e de que uma pessoa pode padecer de halitose sem se aperceber).

As patologias e condições clínicas relacionadas com a produção de compostos voláteis podem ter relação com uma variedade de especialidades médicas, tais como Estomatologia, Otorrinolaringologia, Gastrenterologia, Pneumologia, Medicina Interna, Endocrinologia, Nefrologia, Neurologia e Psiquiatria.

De seguida apresentam-se algumas das patologias/factores predisponentes mais associados com a halitose.

Anterior
Próxima

Conceito

Falamos da halitose sem complexos, para que melhor compreenda a terminologia que usam os académicos.

1. O que é a halitose?
2. Consequências psicológicas e sociais
3. O mau hálito ao longo dos tempos

Causas

Descubrimos as mais de 80 causas que podem provocar halitose, segundo os estudos e investigações internacionais mais recentes.

1. Os compostos de mau odor
2. Patologias associadas
2.1 Origem na boca
2.2 Origem no aparelho respiratório
2.3 Origem no tubo digestivo
2.4 Origem sistémica, nutrição e hábitos
2.5 Origem neuropsicológica

Diagnóstico

Identificamos os métodos clínicos mais eficazes para estabelecer um diagnóstico preciso sobre a origem da halitose ou mau hálito e, posteriormente, realizar o tratamento mais adequado.

1. Métodos de diagnóstico
1.1 Auto-percepção
1.2 Provas organolépticas olfactivas
1.3 Medição dos gases do hálito
1.4 Provas laboratoriais
2. Impacto na qualidade de vida
3. Sinais e factores associados